quarta-feira, 23 de maio de 2012

Resenha " Edifício Master"


Documentário: ”EDIFÍCIO MASTER “
Eduardo Coutinho, considerado por muitos  um dos maiores documentaristas do mundo e o grande impulsionador do documentário brasileiro com “Cabra Marcado para Morrer” conseguiu fazer um trabalho ímpar com depoimentos de 37 moradores do famoso edifício carioca que abriga cerca de 500 pessoas.
Os depoimentos são os mais diversos, desde a garota de programa até morado que dividiu que canta e dividiu o palco com Frank Sinatra. São historias de vida entrelaçadas e abordadas de um jeito muito íntimo e simples com a interferência de Coutinho e da produção.
Por alguns instantes o documentário cansa porque as entrevistas são longas e não há movimentação de câmera, pelo contrário em alguns depoimentos um contraplano de Coutinho é mostrado, mas a câmera parada é o forte do filme mostrando que a intenção do diretor é tornar cada entrevistado e cada historia um personagem único e motivo principal para chamar a atenção do público.
Em alguns momentos os corredores vazios e escuros do Master são mostrados com assim como sua historia, esta que se confunde com a vida dos seus moradores,
Embora a localização seja tão privilegiada, em um dos pontos turísticos mais conhecidos do Rio de Janeiro, os moradores que ali vivem são pessoas comuns de classe média baixa e suas histórias se transformam quando entrelaçadas pelas mãos desse grande diretor.
Vale a pena conferir o filme de Eduardo Coutinho que mais parece o Brasil de várias caras e contos.